Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

20/05/2010 - João 17,20-26

"Pai, estás em mim e eu em ti; que também eles estejam em nós a fim de que o mundo creia que tu me enviaste"(vr. 21).

REFLEXÃO
A unidade é a chave da evangelização, através dela somos fortalecidos e animados, diante das barreiras, a continuar realizando o projecto de Deus.
A sociedade moderna só vai crer em Deus quando ver a sua manifestação e a sua presença, e isso só acontecerá, quando os cristãos deixarem de lado suas diferenças e unidos a Jesus Cristo proclamarem seu amor. Jesus sabia disso por isso pediu a Deus para que os discípulos não se separassem, mas se mantessem unidos. A união faz a força e realiza milagres.

ORAÇÃO
Meu Senhor e Deus, que os cristão se unão pela fé na busca da paz, em nome de Jesus Cristo, amém.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

19/05/2010 - João 17,11b-19

"Pai Santo, guarda-os em teu nome que Tu me deste, para que eles sejam um como nós somos um"(vr. 11b).

REFLEXÃO
Jesus Cristo se preocupou com a unidade dos discípulos já prevendo os dias de hoje. Ele contemplou na sua sabedoria a miscelânia religiosa dos tempos modernos, que ao mesmo tempo que demonstra o desejo do homem na busca do espiritual, revela sua imaturidade, seu egoísmo e sua intolerância nesta busca. O homem moderno considera Deus como um bem de consumo, que só serve para suprir uma necessidade, e não como sua origem, seu criador, sua essência e o seu fim. Quando a humanidade compreender verdadeiramente de onde veio, entenderá a verdade da sua existência, porém isso pode ser tarde demais.
Jesus pede a unidade, pois somente juntos poderemos vencer e superar a intolerância, o egoísmo, a individualidade e tantas outras tentações que nos impedem de se aproximar de Deus.

ORAÇÃO

Pai Amado e querido, fortalecei os cristãos pelo teu espírito, capacitando-os a serem verdadeiras testemunhas do teu amor, em nome de Jesus Cristo, amém.

terça-feira, 18 de maio de 2010

18/05/2010 - João 17,1-11a

"...e tudo o que é meu é Teu, bem como tudo que é Teu é meu, e assim é que eu fui glorificado neles"(vr. 10).

REFLEXÃO
A muitos anos atrás Jesus Cristo iniciou uma oração pedindo a Deus pelos seus discípulos(os primeiros cristãos), mas não só por eles, também por aqueles que se tornariam cristãos através deles e depois deles(João 17,20).
A unidade dos cristãos não é apenas uma ideia bonita, mas sim uma forma concreta da manifestação de Jesus Cristo no meio dos homens.
A unidade dos cristãos é a vitória de Deus sobre toda a divisão e guerra.
A unidade dos cristãos é um grande testemunho ao mundo das verdades anunciadas por Cristo a nós.
Assim como Jesus Cristo orou e nos ensinou, olhemos uns para os outros e com partilhemos aquilo que temos em comum: o amor, o perdão, a fé e tantas outras coisas, pois todos somos cristãos, discípulos e testemunhas de Cristo.

ORAÇÃO
Pai, rogai por cada um de nós que somos cristãos, ajuda-nos pelo poder do Teu Espírito a leva-lo àqueles que ainda não te encontraram, em nome de Jesus Cristo Teu filho, amém

sexta-feira, 14 de maio de 2010

14/05/2010 - João 15,9-17 - Dia de São Matias

"Ninguém tem maior amor do que aquele que se despoja da vida por aquele a quem ama"(vr.13).

REFLEXÃO
Dar a vida é morrer por alguém de fato. Mas morrer também tem outras conotações: morrer para a arrogância, para ouvir alguém; morre para a soberba e assumir que errou; morrer para o orgulho para pedir perdão; morrer para a inflexibilidade para abraçar o outro; morrer para a insensibilidade para estender a mão ao próximo. São tantas as mortes que precisamos passar para dar vida aquém está ao nosso lado. Amar é isso, deixar de lado um pouco do nosso exagero para valorizar e promover o próximo.

ORAÇÃO
Pai e Amigo fiel, dai-me a graça de penetrar em vossa intimidade, e viver uma profunda amizade convosco, no poder do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo, amém.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13/05/2010 - João 16,16-20

"Em verdade, em verdade eu vos digo, vós gemereis e vos lamentareis enquanto o mundo se alegrará; sereis contristados mas a vossa tristeza se converterá em alegria" (vr. 20)

REFLEXÃO

Aquele que vive o projecto de Cristo, anda na contra mão da história, é chamado a perdoar aquém lhe ofende; amar quem lhe odeia; orar por quem o persegue; dar sem pensar em receber; oferecer sempre a outra face. Atitudes nada convencionais na sociedade de hoje, mas representam atitudes, de quem tem sabedoria, desprendimento e paz. Se cada um vivesse esses gestos no dia a dia, não teríamos violência, nem tanta injustiça em nosso mundo.
Compreender que a alegria verdadeira está no suportar a cruz com coragem e esperança, te faz alguém melhor e mais vivo.
A natureza luta para sobreviver, e se adapta em situações extremas. Mesmo sem a luz solar, sem água, sem alimento ou diante de uma poluição eminente, nunca vi uma árvore ou animal tirar a própria vida (salvo algumas raras exesções, por exemplo o escorpião). O homem também faz parte desta natureza, e precisa entender essa verdade.

ORAÇÃO
Deus de Amor, Pai de bondade e perdão, derramai sobre mim teu Espírito de coragem e fé, para que eu não tenha medo de viver a minha vida, por Jesus Cristo, aquele que venceu, amém

terça-feira, 11 de maio de 2010

11/05/2010 - João 16,5-11

"E ele com a sua vinda confundirá o mundo, a respeito do pecado, da justiça e do julgamento"(vr.8).

REFLEXÃO
O Espírito Santo, é uma força que inspira o homem a viver uma comunhão verdadeira com o Pai. ele age directamente em nosso subconciente, lá onde nascem nossos princípios. É uma energia que activa o que há de melhor em cada um de nós e nos leva a compreender claramente aquilo que até então não entendíamos.

Para aquele que anda no Espírito, o pecado é como uma luta diária, que precisa ser vencida; a justiça é a confiança no braço poderoso do Pai; o julgamento pertence ao Alpha e Ómega de todas as coisas.

ORAÇÃO
Deus Pai, Senhor de todo o poder, derrama sobre mim, sobre minha casa. sobre minha igreja essa força restauradora, esse paráclito prometido, e que tudo se faça novo, em nome de Jesus Cristo, o Ungido, amém

sábado, 8 de maio de 2010

08/05/2010 - João 15,18-21

"...O servo não é maior que o seu Senhor; se eles me perseguiram, também vos perseguirão; se eles observaram minhas palavras, observarão também a vossa" (vr. 20b).

REFLEXÃO
Ser cristão é nadar contra a corrente, é viver em favor da vida; ser cristão é não ter medo da cruz do dia a dia, é esperar em Deus; ser cristão é experimentar a alegria de estar vivo, é entender que a vida não é só neste mundo; ser cristão é gastar-se por aquilo que realmente tem valor. Não tenha medo de ser cristão, tenha sim, medo de como cristão não viver intensamente o teu chamado.

ORAÇÃO
Pai Eterno, em tuas mão coloco minha vida, que ela esteja sempre a disposição da tua vontade, no poder do Espírito Santo, em nome de Jesus Cristo, meu Senhor. amém!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

06/05/2010 - João 15,9-11

"...que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita" (vr. 11).

REFLEXÃO
De onde provém a alegria verdadeira, que nunca acaba, que permanece; aquela que nos faz sorrir mesmo diante de um sofrimento, que nos faz ter a esperança do reencontro na hora da partida, que alivia a dor; aquela que enche a alma de paz?
Será que ela está no álcool, nas drogas, nos prazeres ou no dinheiro?
eu a procurei e a encontrei no amor, pois as outras coisas duram pouco tempo e o efeito passa logo, e a alma novamente se angustia e se sente vazia, mas o amor permanece, nunca acaba. E para viver a alegria no amor, não dependemos do físico. da idade ou posição social, basta ter um coração aberto para experimentar

ORAÇÃO
Deus Bondoso e Compassivo, que a alegria que exala da sua natureza, plenifique minha alma, para que assim eu possa cantar como os pássaros e me expressar como as flores, em nome de Jesus Cristo o Senhor da alegria, amém.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

05/05/2010 - João 15,1-8

"Eu sou a vinha, vos sois os ramos aquele que permanece em mim, e no qual eu permaneço esse produzirá frutos em abundância, separados de mim nada podeis fazer" (vr. 5).


REFLEXÃO
Diante destas palavras o homem moderno pode perguntar:
Por que só posso produzir algo de bom se estiver em Deus?
Se eu não acredito em Deus, não sou capaz de amar ou perdoar?
Não possuo nada de bom por mim mesmo?
Jesus Cristo, pronunciou essas palavras cheias de sabedoria e desafiadoras anos atrás; muitos corações entenderam e aderiram a essa verdade, outros porém não conseguiram descer do pedestal do seu orgulho e não as aceitaram e traçaram suas vidas por seus próprios princípios.
O homem moderno possui uma ciência altamente tecnológica, capaz de mapear o núcleo de um átomo ou obter informações de planetas que estão a anos luz da terra, mesmo assim o homem moderno toma remédio para dormir, contra depressão e usa drogas super potentes para ter um pouco de paz.
O homem moderno, tem uma justiça capaz de investigar, condenar e prender, mas não consegue recuperar ninguém.
O homem moderno, se orgulha por viver em sociedades democráticas, conquistadas por atitudes políticas, mas essa mesma política é usada de forma corrupta, opressora e manipuladora pelo mesmo homem moderno.
Se os mecanismos usados para uma sociedade se desenvolver não funcionam (estando longe dos princípios de Cristo)! Por que não mudar? Ai eu pergunto:
Porque a fé é tão absurda para a ciência?
Porque a justiça não pode usar do perdão como sentença?
Porque a política não pode cumprir o mandamento do amor?

ORAÇÃO
Pai do Céu, ajuda-me a viver unido a vós, de corpo e alma no poder do Teu Espírito Santo em nome de Jesus Cristo, amém.

terça-feira, 4 de maio de 2010

04/05/010 - João 14,27-31a

"Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz... Que o vosso coração cesse de se perturbar e de temer" (vr. 27)


REFLEXÃO
Existe uma paz, que as armas, as brigas, as guerras ou qualquer intervenção diplomática não conquistam. Existe uma paz, que o álcool, as drogas ou tranquilizantes super poderosos não alcançam. Existe uma paz, que mesmo viajando ao redor do mundo, mergulhando no mais profundo do mar ou indo até a lua não se encontra. Existe uma paz, aquela que acalma, que fortalece, que cura, uma paz que liberta, que eleva, uma paz que supera e conduz a vitória. Existe uma paz, uma paz interior, dentro de mim e de você, que esse homem chamado Jesus encontrou e nos ajuda a encontrar. Suas palavras, seu gestos, seu olhar estão cheios dela, experimentando isso, viveremos também essa verdadeira paz e harmonia.

ORAÇÃO
Deus, Criador de todo o universo, Pai de amor, Princípio de toda vida, que teu Espírito Santo me conduza ao equilíbrio e a paz interior, em nome de Jesus Cristo, Teu amado filho, amém.

03/05/2010 - II Cor 12,14-18

"De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós" (vr. 15).

REFLEXÃO
Jesus cumpre essa promessa todas as vezes que se celebra a missa onde é feita a memória da última ceia, e no mistério da fé ele se gasta por nos na Eucaristia. Em todas as missas e depois nas celebrações da palavra, Jesus se desgasta como alimento por cada um de nós e nos convida a fazer o mesmo uns pelos outros (João 13,15).
Quantos traumas poderia evitar em sua vida se partisse de você o gesto de amar ou perdoar. Não espere pelos outros, faça você primeiro por eles.
Não espere ser ajudado, ajude.
Não espere ser exaltado, exalte.
Não espere ser amado, ame.
O amor e o perdão são como um bumerangue, que volta sempre ao ponte de partida. Depois de lançado, não importa a altura e nem a distância ele sempre volta.

domingo, 2 de maio de 2010

02/05/2010 - Atos 24,10-27

"Estou a serviço do Deus de nossos pais..." (ver.14)

REFLEXÃO
Fazer a vontade de Deus, é antes de tudo compreender o sentido da própria vida. Compreender o que Deus quer de cada um, é descobrir de forma plena o valor pessoal da existência, e quem faz essa experiência se descobre, se compreende, se encontra.
Quando eu deixo Deus falar em minha consciência e prático seu desejo em minhas acções, eu entro em comunhão com as pessoas, com a natureza, com vida, em toda a sua forma e aspecto.
Paulo de Tarso descobriu essa verdade em si mesmo; e levava com a sua pregação a vontade de Deus a judeus, gregos, romanos, a cidadãos comuns, a soldados, a govenardores e a quem o quisesse ouvir; mesmo preso não desanimava e não desistia daquilo que o Pai do céu colocava em seu coração; pois entendeu que a vontade de Deus era parte de sua vida agora, se não a cumprisse era como se não pudesse viver.

ORAÇÃO
Senhor, Pai e Criador de tudo, que pelo poder do Teu Espírito Santo eu te escute sussurrar em minha consciência, e compreenda assim o verdadeiro sentido de minha vida. Dai-me Pai do céu o discernimento necessário para entender que tua vontade nunca me inspirará ao mal, a dor ou a guerra; e a coragem necessária para vive-la em meu dia a dia, amém