Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

LAVA PÉS


Lavar os pés, um gesto tão comum, tão pequeno; um gesto que passaria tão despercebido, mas que um homem o transformou no maior gesto de humildade e amor ao próximo já narrado na história.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus quebra protocolos, pré-conceitos, derruba o orgulho e eleva o valor do perdão. Ensina com esse gesto que não há diferença entre os homens, e que títulos só servem para dividir e escravizar as pessoas.

Você seria capaz de lavar os pés do primeiro que passasse em frente a sua porta?

Hoje as pessoas usam calçados que protegem os pés, nos lavamos constantemente, somos muito preocupados com a higiene pessoal. Mas no tempo de Jesus, se andava na maioria das vezes a pé, as ruas não eram calçadas e não se usava calçados, não havia preocupação com o banho, higienicamente as pessoas eram menos descuidadas; principalmente os pobres, os mendigos e os discípulos que andavam com o Cristo. Mesmo assim Ele se levantou tirou seu manto de Senhor e vestiu sua veste de servo e começou a lavar os pés dos seus amigos.

Os pés simbolizam a intimidade daqueles homens, sentimentos que queriam esconder valores que foram ficando encardidos debaixo da poeira do sofrimento de um povo explorado, subjugado e humilhado economica e religiosamente. E ao lava seus pés, Jesus entra nessa intimidade e vai restaurando a dignidade e o verdadeiro valor que cada um tem, vai curando seus corações do ódio e do rancor e lhes mostrando a força do amor e do perdão. Lavando seus pés, Jesus também lavava suas almas, revigorando cada homem e mulher que ali estavam lhes revelando que nascia ali um novo jeito de se viver em comunidade e que deveria se espalhar por todos os lugares.

Essa é a minha e a sua missão, lavar os pés do irmão; devolver sua dignidade e faze-lo perceber seu valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário