Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

ORIGEM DA INTELIGÊNCIA

O homem tem buscado pela inteligência, pelo conhecimento, pelo desvendar de sua existência desde o princípio, porém a inteligência não se encontra debaixo de uma pedra, ou em cima de uma árvore, não vai ser o livro mais lido ou o computador mais moderno que nos encherá de inteligência - ele nos ajudam a desenvolver a inteligência que já possuímos -. Eva comeu do fruto, muito bonito, por que achava que teria inteligência através dele (Gn 3,6) e o que encontrou? Frustração e vazio.



A inteligência construtiva, que forma e educa, você não vai encontrar fora, mas dentro de si, pois ele é um dom do espírito, soprado por Deus em cada um de nós, para guiar e inspirar toda a nossa vida espiritual e material. Salomão o grande rei de Israel, símbolo de sabedoria, pediu inteligência a Deus para governar seu povo, foi atendido e se tornou um ícone para seu povo. Não pediu ouro nem prata, mas inteligência, e através dela se tornou um homem rico (I Rs 3,10).



Deus nos deu inteligência para construir, inventar, trabalhar; por ela aprendemos ler e escrever, desenhar, cantar, dançar, etc (Ex 35,31s). Porém o homem cresceu demais intelectualmente, tecnologicamente, que se esqueceu de Deus, de onde provém sua inteligência. Produziu veículos automotores capazes de chegarem a te a lua ou no mais profundo do mar, mas não veículos que o levassem ao mais profundo de si mesmo, para compreender seu verdadeiro significado e existência; fabricou maquinas capazes de arar a terra para garantir seu sustento e saciar sua fome física, mas não consegue gerar princípio psicológicos e sociológicos para arar sua rigidez intelectual, quebrando seu individualismo e nutri-lo com cidadania, tolerância, preocupação com o outro.



Hoje existe uma filosofia, escondida, oculta que está destruíndo pouco a pouco o homem: que é a do ter acima do ser, hoje se dá mais valor em ter dinheiro e poder e não ter valores como pudor, ética, justiça; a ter tais valores e não ter dinheiro.



O grande intelectual da história: Jesus Cristo, nos ensina a usar a inteligência para o equilíbrio de nossa vida, trabalhar, se alimentar, se vestir, porém o trabalho, o alimento e a roupa, não podem ser maior que a nossa vida, ao ponto de não termos tempo para ver os lírios do campo, os pequenos detalhes, as coisas que verdadeiramente importam e nossa vida, um carinho de um filho, um elogio, uma flor que nasce, um sono bem tirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário