Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

ORIGEM DA INTELIGÊNCIA

O homem tem buscado pela inteligência, pelo conhecimento, pelo desvendar de sua existência desde o princípio, porém a inteligência não se encontra debaixo de uma pedra, ou em cima de uma árvore, não vai ser o livro mais lido ou o computador mais moderno que nos encherá de inteligência - ele nos ajudam a desenvolver a inteligência que já possuímos -. Eva comeu do fruto, muito bonito, por que achava que teria inteligência através dele (Gn 3,6) e o que encontrou? Frustração e vazio.



A inteligência construtiva, que forma e educa, você não vai encontrar fora, mas dentro de si, pois ele é um dom do espírito, soprado por Deus em cada um de nós, para guiar e inspirar toda a nossa vida espiritual e material. Salomão o grande rei de Israel, símbolo de sabedoria, pediu inteligência a Deus para governar seu povo, foi atendido e se tornou um ícone para seu povo. Não pediu ouro nem prata, mas inteligência, e através dela se tornou um homem rico (I Rs 3,10).



Deus nos deu inteligência para construir, inventar, trabalhar; por ela aprendemos ler e escrever, desenhar, cantar, dançar, etc (Ex 35,31s). Porém o homem cresceu demais intelectualmente, tecnologicamente, que se esqueceu de Deus, de onde provém sua inteligência. Produziu veículos automotores capazes de chegarem a te a lua ou no mais profundo do mar, mas não veículos que o levassem ao mais profundo de si mesmo, para compreender seu verdadeiro significado e existência; fabricou maquinas capazes de arar a terra para garantir seu sustento e saciar sua fome física, mas não consegue gerar princípio psicológicos e sociológicos para arar sua rigidez intelectual, quebrando seu individualismo e nutri-lo com cidadania, tolerância, preocupação com o outro.



Hoje existe uma filosofia, escondida, oculta que está destruíndo pouco a pouco o homem: que é a do ter acima do ser, hoje se dá mais valor em ter dinheiro e poder e não ter valores como pudor, ética, justiça; a ter tais valores e não ter dinheiro.



O grande intelectual da história: Jesus Cristo, nos ensina a usar a inteligência para o equilíbrio de nossa vida, trabalhar, se alimentar, se vestir, porém o trabalho, o alimento e a roupa, não podem ser maior que a nossa vida, ao ponto de não termos tempo para ver os lírios do campo, os pequenos detalhes, as coisas que verdadeiramente importam e nossa vida, um carinho de um filho, um elogio, uma flor que nasce, um sono bem tirado.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

LEITURA BÍBLICA - MC 15,21-26

"CRUCIFICARAM-NO E RAPARTIRAM SUA VESTES, LANÇANDO SOBRE ELAS A SORTE, PARA VER O QUE CADA UM LEVARIA" (MC 15,24)

REFLEXÃO
"O silêncio muitas vezes é a melhor resposta diante de uma situação de stress; não revidar pode salvar uma vida diante de uma situação de perigo e violência.
Jesus foi condenado e esperou.
Jesus foi castigado e esperou.
Jesus foi crucificado e esperou.
Jesus foi totalmente humilhado e esperou.
Jesus foi morto e esperou.
Esperou em Deus, na ação de Deus, na vingança de Deus, na resposta de Deus; e Deus agiu o levantando da morte, dando-lhe novamente a vida. A violência gera mais violência, a guerra gera mais guerra; porém o amor gera o perdão, o perdão gera a paz.

terça-feira, 6 de abril de 2010

LEITURA BIBLÍCA - IICOR 12,14-21

PRINCÍPIO ETERNO
"Não compete aos filhos fazer reservas para os pais, mas aos pais para os filhos" (II Cor 12,14c)

PROMESSA DE DEUS
"Quanto a mim, de bom grado gastarei e me desgastarei a mim mesmo todo inteiro por vós" (II Cor 12,15)


REFLEXÃO
Todas as vezes que se celebra a Eucaristia é feita a memória da última ceia, e no mistério da fé Jesus se gasta por cada um de nós na comunhão. Todas as vezes que comungamos, o Senhor se desgasta em alimento por mim e por você e nos convida a fazer o mesmo uns pelos outros (João 13,15).
Quantos traumas poderia evitar em sua vida se partisse de você o gesto de amar e perdoar. Na maioria das vezes por medo, covardia ou egoísmo, esperamos muito pelos outros. O pai espera do filho gratidão, o filho espera do pai carinho, a mãe espera da filha atenção, a filha espera da mãe respeito, o esposo espera ser entendido, a esposa espera ser cuidada; se todos dentro de casa parassem de esperar e dessem mais amor construiríamos famílias mais harmoniosas e menos violetas.
Quantas pessoas, que esperam demais dos outros, se decepcionam! Não recebeu aquilo que achou que merecia, se aborrece, se revolta, e cobra, como se o outro tivesse a obrigação de suprir suas carências, e nesta confusão perdemos amizades, desmanchamos casamentos, filhos vão embora. Ame para ser amado, perdoe para ser perdoado, cure para ser curado; isso é como um bumerangue que volta sempre ao ponto de partida depois que é lançado, não importa a altura e nem a distância, ele sempre volta.

domingo, 4 de abril de 2010

LEITURA DO DIA - JOAO 20,11-18

ORDEM DE DEUS
"...vai ter com os teus irmãos e dizê-lhes que eu subo para o meu Pai, que é vosso Pai; para o meu Deus que é vosso Deus" (João 20,17)

REFLEXÃO
Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou, venceu a morte!
Este é um dia de festa e muita alegria para os cristãos, e posso dizer também para os que não são, pois hoje é Páscoa! Dia de festejar a renovação da vida, dia de perceber que a morte não é o fim, mas uma passagem para uma nova vida.
Jesus Cristo não está mais no túmulo, subiu para o Pai, mas podemos sentir ainda sua presença todas as vezes que rezamos, que nos abraçamos, que nos perdoamos, quando manifestamos o amor uns com os outros, pois ele estará sempre conosco até os nossos últimos dias. (Mt 28,20)

sábado, 3 de abril de 2010

LEITURA DO DIA - Rm 6,3-11; Sl 117(118) 1s.16s.22s; Lc 24,1-12

PRINCÍPIO ETERNO
"Com efeito, nós o sabemos: ressuscitado de entre os mortos, Cristo não morre mais; a morte não tem domínio sobre ele" (ROM 6,9)


PROMESSA DE DEUS
"É preciso que o filho do homem seja entrega nas mão dos homens, seja crucificado e no terceiro dia ressuscitado" (Luc 24,7)




REFLEXÃO

Foi preciso ir até os confins do abismo, foi preciso descer à morada dos mortos, para subir glorioso ao céus. Este é o ensinamento de Cristo neste dia tão especial para todos nós, foi preciso morrer para ressuscitar, foi preciso se sacrificar para dar a todos a salvação e a libertação. A glória da vitória e o prazer de subir no pódio, passa pela luta da batalha; para a flor nascer e se transformar em fruto é preciso que a semente seja enterrada e morra. Para mim e para você, alcançarmos a felicidade e a paz interior, é necessário que compreendamos o porque da nossa cruz.

O sofrimento também faz parte de nossa vida, é por ele que crescemos e nos renovamos a cada dia, nos transformando em pessoas melhores; mas se não o entendemos, e vemos nele um castigo, um fardo, um motivo de revolta, ele se torna cada vez maior e nos sufoca, matando em nosso espírito a alegria, a esperança e a paz. Viver é um contrato de risco, que precisamos fazê-lo com alegria e disposição pois o segredo de viver bem e viver o cada dia de nossa vida.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Leitura do Dia - Is 52,13__53,12; Joao 18,1__19,42

PRINCÍPIO ETERNO
"Na verdade, são os nossos sofrimentos que ele carregou; foram as nossas dores que ele suportou." (Is 53,4ab)

REFLEXÃO
Coincidência ou providência, Isaías relatar toda a paixão de Cristo 650 anos(aproximadamente) antes de acontecer? Como eu não acredito em coincidência, fico com a providência divina que fez cumprir em Jesus Cristo todas as promessas e profecias do antigo testamento.
"Homem desprezado, deixado de lado"(Is 53,3) - "Não solte este, mas sim Barrabás"(João 18,40)
"Brutalizado, ele se humilha, não abre a boca"(Is 53,7) - "...trançando uma coroa de espinhos puseram-na sobre sua cabeça...e davam-lhe pancadas."(João 19,2s)
"como uma ovelha é arrastado ao matadouro..."(Is 53,7) - "...Pilatos entregou Jesus para ser crucificado."(João 19,16)
"Destinaram-lhe uma sepultura entre os maus"(Is 53,9) - " entre dois ladrões foi crucificado"(João 19,18)
"entre os ricos está seu túmulo,...(Is 53,9) - "...um homem rico chamado José de Arimetéia...pediu o corpo de Jesus...e o depositou num túmulo totalmente novo..."(Mt 27,57-60)
Tudo que aconteceu com Jesus em sua paixão e tudo o que ele fez, mudaram a minha vida; o seu exemplo trouxe para minha história um sentido verdadeiro, um motivo para viver. Com a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, há esperança, há fé, há amor muito amor; e eu não posso imaginar a minha vida e a vida de ninguém sem a fé, a esperança e o amor


quinta-feira, 1 de abril de 2010

LEITURA DO DIA - LC 4,16-21 / SL 88(89),21-27

PRINCIPIO ETERNO
"Hoje esta escritura se realizou para vós que a ouvis." (Luc 4,21b)

PROMESSA DE DEUS
"Firme, a minha mão estará perto dele; meu braço o fortalecerá." (Sal 88(89),22)


REFLEXÃO
Verdadeiramente És fiel e cumpre sua promessas, glorificado sejas meu Senhor, por tua fidelidade, por teu amor e compaixão; por que olhas como pai para o teu povo.
Posso dizer que o teu braço está sobre mim, e por tua força e protecção estou aqui agora.
Por teu braço, minha família não está dividida;
Por teu braço, tenho a maturidade e a espiritualidade de hoje;
Por teu braço, minha filha vive;
Por teu braço, eu me casei com uma escolhida tua;
Por teu braço, sou feliz mesmo carregando a cruz do dia a dia.